domingo, 6 de maio de 2012

  O Aparelho Psíquico de acordo com Psicanálise



Freud alterou o modo de pensar a vida psíquica estudando de maneira cientifica os processos misteriosos do psiquismo e suas regiões obscuras, criando a psicanálise.

A psicanálise é uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional. Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica; como método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias (sonhos, delírios, as associações livres, os atos falhos); enquanto prática profissional refere-se à forma de tratamento que busca o auto-conhecimento ou a cura.

A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO

Freud cria uma teoria sobre três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

O inconsciente exprime o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência, conteúdos reprimidos que pela ação das censuras internas não tem acesso aos sistemas pré-consciente e consciente.

O pré-consciente é o sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência.

O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência destacam-se a percepção, a atenção e o raciocínio.
                                                  


                                                      
                                                

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL

Freud em suas investigações na prática clinica descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual localizados na vida infantil, colocando a sexualidade no centro a vida psíquica. Percebeu que as ocorrências desse período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa.

Os principais aspectos dessas descobertas foram que a função sexual existe desde o principio da vida; o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta.

Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual em:

Fase oral – zona de erotização é a boca,

Fase anal – zona de erotização é o ânus,

Fase fálica – zona de erotização é o órgão sexual,

Latência – caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, um intervalo na evolução da sexualidade,

Fase genital – quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao individuo, o outro.

No decorrer dessas fases vários processos e ocorrências acontecem, eventos como o complexo de Édipo onde a mãe é objeto de desejo do menino e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado.

Freud construiu vários conceitos; para ele inicialmente todas as cenas relatadas pelos pacientes tinham de fato ocorrido, posteriormente descobriu que essas informações poderiam ter sido imaginadas, denominou de realidade psíquica onde o que importa é aquilo que para o individuo assume o valor de realidade mesmo que não corresponda à realidade objetiva. Freud concebeu para o funcionamento psíquico três pontos de vista: o econômico onde existe uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos, o tópico, considerado como lugar psíquico onde existe um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, e o dinâmico onde no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito onde a origem dessas forças é a pulsão. A pulsão é um estado de tem~são que busca através de um objeto a supressão desse estado. O sintoma na psicanálise é uma produção, resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa, é ou pode ser o ponto de partida da investigação psicanalítica na tentativa de descobrir os processos psíquicos encobertos que determinam sua formação.


                                                       
A SEGUNDA TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO

Freud em 1920 e 1923 remodela a teoria do aparelho psíquico, introduzindo os conceitos de id, ego e superego, os três sistemas da personalidade.

O id é o reservatório da energia psíquica é onde se localizam as pulsões de vida e de morte e é regido pelo principio do prazer.

O ego estabelece o equilíbrio entre as exigências do id e as exigências da realidade e as ordens do superego, é regido pelo principio da realidade, é um regulador que leva em conta as condições objetivas da realidade. As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimentos, pensamento.

O superego tem origem no complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade o conteúdo do superego refere-se a exigências sociais e culturais. A função de autoridade sobre o individuo será realizada permanentemente pelo superego. É importante dizer que para a psicanálise os sentimentos de culpa originam-se na passagem pelo complexo de Édipo.